No ambiente de desenvolvimento da empresa que trabalho faço o uso de alguns aplicativos junto com SQL Server e resolvi compartilhar quais são os aplicativos que utilizo, talvez alguns de vocês já conheçam esses aplicativos e outros não.

Irei falar um pouco sobre um aplicativo muito útil em meu dia a dia que é o ‘ApexSQL Complete‘ a fornecedora do mesmo é a ‘ApexSQL‘, além de ser um ótimo aplicativo ele ‘Free’ ou seja uma união perfeita, a ‘redgate‘ também fornece um aplicativo desse mesmo modelo que é o ‘SQL Prompt‘, porém, o aplicativo é pago $369 por usuário.

Mais o que é o ApexSQL Complete e o que ele faz?

ApexSQL Complete é responsável por ‘Auto Completar’  as instruções SQL que estão sendo escritas e facilitar algumas tarefas diárias, por exemplo ao iniciar a escrita de um ‘select’ o aplicativo já irá te dar a opção de completar o que está escrevendo, conforme pode ser visualizado na imagem abaixo.

SELECT_APEXSQL

Um outro detalhe muito legal, é que ao iniciar o nome de uma tabela ou procedure ele irá demonstrar a estrutura da tabela/procedure, conforme imagem abaixo.

SELECT_APEXSQL_TABELA

Uma outra opção bem interessante é quando for realizar um update em alguma tabela, ao escrever ‘UPDATE T_CON’ o aplicativo já irá localizar sua tabela e ao clicar no ‘Enter’ ou duas vezes sobre a tabela o aplicativo irá montar o update e ainda colocará na frente de cada campo o seu respectivo tipo, esse mesmo cenário se aplica ao realizar um insert ou delete.

UPDATE_APEXSQLO ApexSQL Complete também tem uma opção chamada de ‘Test Mode‘ que é nada mais é que um botão, porém, ao clicar no botão ‘Test Mode‘, poderá realizar insert, update, delete e qualquer outra instrução que o aplicativo se encarregará de abrir transação e efetuar o rollback da transação que foi aberta, conforme o exemplo abaixo.

TestMode_ApexSQL

O ‘BEGIN TRANSACTION’ e o ‘ROLLBACK TRANSACTION’ será inserido e removido pelo aplicativo sem que percebemos a imagem acima fiz algumas alteações para poder exemplificar melhor apenas.

Existem muitas outras coisas que podemos fazer com esse aplicativo da ApexSQL Complete apenas citei alguns que acredito ser mais úteis no cotidiano de cada um.


1 comentário

Rodrigo de Campos Brito · 9 de janeiro de 2017 às 14:36

Utilizei o ApexSQL Complete por um tempo, depois tive que desativa-lo, pois o mesmo sobrecarrega o SSMS e acaba fechando por diversas vezes.
Você passou por isso ou sabe como contornar? Eu utilizo banco remoto, acessando via VPN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *